O Brasil possui, hoje, 20 capitais que possuem guardas municipais, que são forças de segurança regidas pelas prefeituras, 17 dessas capitais armam seus agentes com armas longas e com calibre utilizados mais comumente por policiais militares. O relatório foi feito pela Fiquem Sabendo (FS) em 26 capitais que terão eleição neste ano.
Entre estas capitais, Goiânia utiliza, desde 2013, armas de fogo. Os agentes da Guarda Civil Metropolitana tem acesso à fuzis, espingardas e pistolas dos mais diversos calibres. Cerca de 89% do efetivo da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia tem porte de arma de fogo.
Em relação a efetivo, Goiânia tem 1.182 agentes ativos, sendo 82,2 agentes por 100 mil habitantes. O número é menor, em comparação com Belo Horizonte (99,1), mas é maior que Curitiba (80,5), São Luís (60,8) e Porto Alegre (28,9), que possuem população similar a da capital goiana.
Segundo a Constituição, municípios podem criar guardas destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações” – caso de escolas e praças municipais. Embora não sejam forças de segurança como as polícias, elas podem atuar “conjuntamente com órgãos de segurança pública”, segundo uma lei federal de 2014.
Com a criação da lei, cidades ampliaram as competências das guarda, como abordagens, revistas pessoais e prisões em flagrante. O aumento das competências ocorrem no contexto de diminuição do número de policiais no país, segundo estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Entre 2013 e 2024, nove guardas municipais do país passaram a ter acesso a armas de fogo. Com isso, o número de órgãos que disponibilizam armamento aos agentes cresceu para 17. Antes de 2013, guardas de oito capitais tinham acesso a armas, com algumas interrupções durante o período.
Em Goiânia, o calibre mais utilizado pela guarda municipal é o 9mm. Porém, entre armas longas, cujo a principal distinção entre carabinas e espingardas para fuzis é o tipo de munição que é usada e como é usada, a prefeitura de Goiânia informou que faz uso do armamento no calibre 5.56mm.
Os fuzis são utilizados para combate contra alvos distantes. O tipo de armamento tem o cano raiado que dispara projéteis de alta velocidade em longas distâncias. A arma de combate é usada por forças armadas militares e, em alguns casos, policiais.